top of page
Buscar
  • Foto do escritorFono Center Ponta Grossa

Vantagens do Uso do Aparelho Auditivo

Atualizado: 9 de mar. de 2020

A primeira experiência com um aparelho auditivo pode ser frustrante para algumas pessoas, pois quem sofre de perda auditiva demora a perceber o problema, até mesmo pois ele geralmente é gradual.

Com isso, ao colocar o aparelho auditivo, as pessoas estranham o mundo sonoro, já que nossa sociedade é bem “barulhenta”.

Para que a adaptação ao aparelho aconteça da melhor forma, passamos por um período de aclimatização ao som. Nesse período o fonoaudiólogo irá graduar de maneira diferenciada a percepção do som. É um processo importante e que leva um certo tempo, havendo necessidade de paciência. Sendo fundamental o apoio da família.

A pessoa que usa o aparelho auditivo deve ter sempre claro o conceito que o dispositivo não restaura a audição, mas oferece possibilidades significativas que melhoram as situações de escuta e comunicação.

Passada essa primeira fase de adaptação, os benefícios serão logo observados e a qualidade de vida será ampliada.

Basicamente podemos destacar 4 benefícios prontamente alcançados:

1- Maior longevidade: Estudos publicados pela Oxford Journals, demonstrou que idosos com perda auditiva que NÂO utilizam aparelhos auditivos, tem mais taxa de mortalidade. Pelos riscos que ficam expostos pela ausência da percepção auditiva;

2- Afastam doenças como o Alzheimer – A Faculdade de Medicina Johns Hopkins, dos Estados Unidos, comprovou por pesquisas, que a cada 10 dB perdidos de audição, o risco de demência cresce 27%. Assim pessoas idosas com problemas auditivos tem mais chances de desenvolver a demência. Um dos fatores para que isso ocorra é a própria privação sensorial, dificultando assim a comunicação e interação social.

3- Melhoram a qualidade de vida – O uso de aparelhos auditivos melhora a qualidade de vida social de pessoas com deficiência auditiva. Comunicação e trocas sociais são importantes para a relação social do ser humano. Poder participar dessas situações de interação e comunicação está diretamente relacionado com qualidade de vida.

4- Minimiza ocorrência de acidentes – Pessoas com deficiência auditiva não apresentam boa percepção sonora do meio ambiente, podendo com isso, se envolver com maior frequência em acidentes, bem como perder informações importantes veiculadas pelos meios de comunicação. Com o uso dos aparelhos auditivos essa dificuldade é minimizada.




22 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page